Publicado em Geral

Orkutando

O Orkut vive surgindo com novidades bacaninhas (outras nem tanto) para inovar o conceito de comunidade de relacionamento virtual. Uma grande ferramenta que deu o boom no modelo “estou aqui só para fofocar a vida dos outros” foi aquela seção de últimas atualizações dos seus contatos.

Lá é certo: você terminou o namoro, mudou o status para “solteiro” e BUM! Todos os seus conhecidos recebem instantaneamente uma mensagem em seus orkuts dizendo “Ele ficou solteiro”. Cabreiro, né?

A novidade da vez no Orkut na realidade são duas.

Uma delas é a possibilidade de marcar as fotos do orkut, como o Flickr já permitia. Mas diferente do Flickr, onde você pode escrever o que quiser, no Orkut você linka uma pessoa na foto diretamente com o perfil dela. Legal para avisar os amigos no estilo “coloquei uma foto sua” ou ainda para fazer aparecer no seu perfl uma foto colocada por um amigo.

Mas vejamos: você pode marcar fotos de outras pessoas também, sem necessidade de autorização. Já estou antevendo a criação de fakes com palavrões e os mal-intencionados linkando esses perfis nada bonitos a fotos dos desafetos. Imagine você abrir uma foto d eum amigo seu, onde vc aparece junto, e sobre sua foto estar escrito “corno viado” levando a um link fake. Não é legal, né?

Comunidade Recomendadas

Outra novidade é que agora o Orkut lhe indica comunidades para você entrar. Parece spam? Talvez. Mas na realidade, ele escolhe apenas comunidades que tenham a ver com você. Por exemplo, eu participo da comunidade “Apreciadores da Eisenbahn“. Ele me indicou a participação na comunidade “Eisenbahn” também. Legal.

Também me sugeriu participar da comunidade Furb. Mas perái, eu estudei na Univali. Mas ele explica: tenho muito amigos na comunidade Furb, e faço parte da comunidade Furb FM. Faz sentido, apesar de eu não ter entrado não.

Faço parte da comunidade da sorveteria Pierrot e ele me indicou participar da comunidade Pomerode. E assim por diante.

E você, o que achou das novidades do orkut?

Autor:

Fábio Ricardo é jornalista blumenauense apaixonado pelo mundo digital, por inovação e por histórias pra contar. Acha que a vida é melhor cercada de gatos, em cima de uma Harley, com uma caneta na mão e uma cerveja em cima da mesa.

5 comentários em “Orkutando

  1. Vejamos: a primeira é o cúmulo da evasão de privacidade. Mas ter perfil no Orkut é isso mesmo! Marcar fotos é interessante, e como tu disse, logo será usado para más intenções. A útima é um saco: só me recomendou comunidades idiotas do tipo “eu odeio acordar cedo”. Acho que vou desabilitar!

  2. quanto as atualizações, acho legal. já as fotos, é possível escolher sim se você permite ou não essas fotos.

    gosto bastante do orkut, especialmente pela possibilidade de reencontrar pessoas.

  3. Pelo que vi, todas as novas possibilidades têm a opção de desabilitar, então, vai de cada um querer usar ou não. Particularmente, gostei dos marcadores nas fotos, mas desabilitei as sugestões de comunidades e ainda estou pensando no que fazer com as atualizações.

  4. Na verdade, tem muita gente que reclama geral dessas coisas do orkut. Eu não acho muito ruim, nem muito bom. Afinal de contas, o objetivo principal do site é relacionamentos, bons ou ruins. Então, algumas novidades são legais, outras nem tantas, outras são viagens da bixa turca louca mesmo.
    Achei legal essa paradinha de editar fotos e organizá-las no album :)

  5. Essa parada das fotos ainda vai dar pra cabeça… A das comunidades tá começando a encher o saco… mas sei lá, parece fácil de desabilitar. O importante é continuar inventando. afinal, é pra isso que serve um beta eterno. falando, firefox parece q vai mesmo pro guinness. 8 milhões de downloads em 24h.

Deixe um comentário

