Publicado em Geral, Jornalismo, Listas & memes

Eleições 2008 em Blumenau – Resultado

Meus palpites foram muito bons!

Acertei 9 dos 15 vereadores eleitos, e cravei na mosca o meu palpite de que JPK levaria no primeiro turno com 63% dos votos. Não deu outra… 63% na cabeça!

Além de Jovino Cardoso, Napoleão Bernardes, Fábio Fiedler, Jens Mantau, Marco Antônio Wanrowsky, Marcelo Schrubbe, Deusdith de Souza, Vanderlei de Oliveira e João José Marçal, que acertei, ainda entraram:

Mário Hildebrandt
Natural de Mirim Doce, concorreu pela primeira vez. Garantiu seu nome como o quarto mais votado depois de passar pelo Cerene, pela Secretaria de Assistência Social, da Criança e do Adolescente e pela Fundação Pró-Família. Apesar de DEM ganhou muito votos do “povão”. Fez 3,7 mil votos.

Roberto Tribess
O Beto Tribess não estava na minha listagem pois eu achava que era muita zebra, mas era um dos que eu acreditava que tinha bastante chance. O ex-diretor do Seterb e presidente da Associação dos Clubes de Caça e Tiro levou muitos votos da região norte da cidade, onde é mais forte. No total, foi o 5° mais votado, com 3.680 votos e se elegeu pelo PMDB.

José de Souza
Relativamente desconhecido, é o Zeca Bombeiro. É a terceira vez que se candidata e foi a maior surpresa dessa eleção, conquistando expressivos 3,2 mil votos e sendo o mais votado vereador do PDT, ficando na frente do meu palpite, Cristelli.

Helenice Luchetta
A professora tucana entrou logo após os meus 3 palpites do PSDB. Como o partido ganhou uma cadeira a mais do que eu arrisquei, seus 3,1 mil votos garantiram sua primeira vaga na Câmara.

Antônio Veneza
É a quarta vez que ele tenta, e nunca tinha conseguido nada até agora. Fez 2,8 mil votos e entrou na quinta vaga dos DEM na Câmara, com 500 votos a mais que o meu palpite, Norma Dickmann, que ficou de fora.

Vânio Francisco Salm
Surpreendeu dentro do PT. Com seus 1,9 mil votos, ficou à frente da grande promessa Jeferson Forest por apenas 100 votos, e deixou Isaltino Pedron comendo poeira, sendo apenas o 6° mais votado do partido.

Do meu palpite, ficaram de fora Norma Dickmann (500 votos atrás de Antônio Veneza), Léo Cristelli (mais de mil votos atrás do Zeca Bombeiro), Marlene Schlindwein (segunda melhor votada do PMDB, que vergonhosamente só conquistou uma vaga na Câmara), Gaspar (fez uma votação fraquíssima, sendo apenas o 4° mais votado do partido), Isaltino Pedron (muito mal colocado, não chegou aos 1,5 mil votos) e Jeferson Forest (ficou apenas na promessa sendo o terceiro melhor petista).

O resultado final é que podemos comemorar a renovação da Câmara nos próximos anos. Temos três nomes bastante jovens, que podem trazer idéias novas e mudar algumas coisas que andam erradas. Apenas uma mulher, sem muita experiência política, infelizmente.

Alguns nomes antigos, como Jovino, Wanrowsky, Deusdith, Vanderlei, Mantau e Marçal. Mas não dá de fugir muito disso.

O resultado final é que temos que comemorar a renovação, mas abrir bem o olho por termos uma Câmara essencialmente de direita. Apenas 3 opositores, contra 12 vereadores de situação. É complicado para a democracia, com poucos vereadores fiscalizando o trabalho verdadeiramente.

Boa sorte, blumenauenses!

Anúncios

Autor:

Fábio Ricardo é jornalista blumenauense apaixonado pelo mundo digital, por inovação e por histórias pra contar. Acha que a vida é melhor cercada de gatos, em cima de uma Harley, com uma caneta na mão e uma cerveja em cima da mesa.

15 comentários em “Eleições 2008 em Blumenau – Resultado

  1. Cara, se as sessões já estavam fracas porque pouca gente atacava o governo, agora vai ficar mais chato ainda. Só situação.

    Parabéns pelo 6º lugar do Brasil nos blogs que mais crescem no WordPress!

    abraço

  2. Acredito que a oposição é importante, também tem a sua função. Mas pensando bem, no Brasil há muito não se sabe ao certo o que é situação, o que é oposição, esquerda ou direita.
    Mas vale uma observação: eita povo de memória curta, hein? Daqueles que votaram pelo aumento de 60% do próprio salário, três foram reeleitos. Sendo que um deles foi o mais votado.
    E outra observação: será que realmente qualquer pessoa poderia concorrer à prefeitura? Acredito que deveria ter algum tipo de teste. A pessoa tem que se mostrar capacitada para a função, assim como em qualquer seleção de emprego em empresa privada…
    Espero que o Ouriques não concorra em nenhuma outra eleição…

    Ah! Parabéns pelo palpite da votação… Mãe Diná que se cuide ;P
    Abs

  3. nessa eleição fica provado uma coisa quem tem o poder na mão ganha> Jovino Cardoso, Jens Mantau,Marco Antônio Wanrowsky,Marcelo Schrubbe,Vanderlei de Oliveira e João José Marçal, em outro caso quem tem dinheiro >Napoleão Bernardes, Fábio Fiedler, Deusdith de Souza,Mário Hildebrandt,Roberto Tribess,ainda bem que sobfa algumas excessões >Zeca Bombeiro,Helenice Luchetta,Antônio Veneza,Vânio do PT,mais valeu pela renovação.E que os veteranos de blumenau cairam fora,os quais não faço questão de citar os nomes pra não lembra-los.

  4. fiquei feliz que meu candidato venceu, o que era de se esperar visto o grande trabalho que foi veito, parabens wilson. lamento no entanto que meu candidato para vereador tenha tido pouquissimos votos e que o bairro garcia ficou defazado de mais um vereador o qual troxe inumeros benefios a nossa populaçao deste bairo, valeu braz voce ficou na historia de nossa gente, em nome de seus votantes acho que posso lhe dizer muito obrigado.

  5. bombando isso. grande presença. qto ao floriano, tb é função dos vereadores fiscalizar sim. e qto a maria alice, eu acho q conheço outra blumenau. essa cidade precisa de novos nomes…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s