Publicado em Jornalismo

Blogs X Jornalismo: na oktoberfest

No início do mês vieram me perguntar sobre quem estava responsável pelo Oktoblog (blog do Oktberzeitung, do Santa) deste ano. Respondi os contatos das quatro meninas participantes (Mariana, Isabela, Paola e Mônica) e a pergunta básica feita em seguida foi a óbvia:

“que legal, e qual o blog delas?”.

Pois bem, apesar de quatro ótimas jornalistas (já tive a alegria de trabalhar com as quatro), nenhuma delas é blogueira. Nem nunca foi. Nem nunca sequer teve interesse em ser.

Lembro que há 2 anos, eu montei esse blog do Oktoberzeitung, quando trabalhava no Santa. Não era bem um blog, vá lá. Era mais uma coluna virtual daquele mais-do-mesmo que saía todo dia no jornal. Não podia furar a reportagem, abordar temas que não fossem bons para a festa e tinha uma certa censura em cima dele. Este ano, só estou acompanhando de longe, entro de vez em quando, mas já estou vendo que ele começa a criar uma nova cara.

Nos primeiros dias, ele estava fraquinho, fraquinho. Com cara de blog de jornalista ou de professor, não de blog de blogueiro. Começou a engatinhar e agora começa assumir uma porção realmente de blog. Mas ainda assim, é mais um trabalho de utilizade pública do que daquela tríade opinião+informação+entretenimento.

Sem contar que falta interatividade e multimídia. Num post recente, a Mônica (editora do caderno) fala sobre uns vídeos que viu no Youtube de um show da banda que se apresentaria. Custava um link para o vídeo?

Conversando com um ex-colega de Santa, estes dias, ele comentou comigo sobre a dificuldade de se utilizar multimídia nos blogs da ClicRBS por ser um sistema confuso e nada prático ,que deixa os jornalistas engessados.

Se for isso mesmo, indico atualizações no sistema ClicRBS, mas não acredito que seja realmente este o problema. Sei de gente que mantém blogs no mesmo sistema e que se dá muito bem. Acho que falta apenas um pouco de instrução para editar o básico em html, fazer aquelas gambiarras que nós sempre tinhamos que fazer na época do finado weblogger (alguém lembra da tristeza que era? era tudo na unha!).

Aula de blog pra esse povo!

CORRIGINDO:

Fui corrigido por e-mail sobre as informações do post acima. Concordo com todas as correções, por isso risquei o que tinha escrito, (sem apagar, pois admito que foi erro meu) e completo as informações agora. Peço desculpas pela forma como posso ter me expressado de forma errada.

O problema maior para a criação de blogs pelo ClicRBS não é pelo sistema, pois ele permite postar fotos, links de vídeos, etc. Os jornalistas só não têm condições de mexer no HTML, mesmo os que manjam bem disso tudo. Não é falta de conhecimento, então. É apenas uma divisão entre Colaboradores e Administradores, coisa bem comum em diversos blogs coletivos.

O empecilho maior, no caso, é para conseguir tornar os blogs mais fáceis de serem encontrados no site, além de conseguir endereços amigáveis para o blog, como por exemplo o www.santa.com.br/oktoblog para abrigá-los (que já existe no blog atual).

Agradeço pelas correções e aproveito para lembrar mais um toque que me foi dado: As atualizações, estão a caminho.

Aos poucos, a RBS está entrando num caminho que é sem dúvidas vitoriso, unindo as duas coisas: blog e jornalismo. A Folha de Blumenau está ainda um pouco mais empacada nessa linha: a única coisa que modificaram desde a criação de seu site é o RSS e a atualização de uma única coluna, a Ponto Final, em momento diversos do dia, diferentemente do restante das notícias do jornal. Um longo caminho a trilhar então. Mesmo com todos os poréns citados no post, ponto pro Santa ;)

Anúncios

Autor:

Fábio Ricardo é jornalista blumenauense apaixonado pelo mundo digital, por inovação e por histórias pra contar. Acha que a vida é melhor cercada de gatos, em cima de uma Harley, com uma caneta na mão e uma cerveja em cima da mesa.

8 comentários em “Blogs X Jornalismo: na oktoberfest

  1. Poxa, e eu que pensava que os jornalistas eram os mais fodões em html, sabiam de tudo de site, e agora mal sabem mexer em blog?

    Mera ilusão eu tive. =/

    Mas blog é tão facinho, ainda mais com esse monte de tutorial que tem por aí, caramba.. Enfim! :P

    ;*

  2. Maravalilha esse seu post Fábio. Como ex-bloggeiro do ClicRBS (blog Inticando) posso dizer que a ferramenta não é muito boa, mas é suficiente para fazer ótimos blogs. Blogs do ClicRBS como Volune, Orelhada, Marquinhos Espíndola e até mesmo o Inticando, onde fui um participante, são exemplos disso.

    Tu não viras um bom bloggeiro de um dia para o outro. É preciso tempo e dedicação. Acho que o Santa deveria fazer blogs do jornal JÁ, antes da versão online sair. Com a equipe que eles possuem hoje, sai grandes blogs!

  3. Na internet tem espaços muito bem alimentados, com gente que aprendeu a se comunicar por aqui sem “aula de blog”. Caso da nossa rede de blogs, que o pessoal pode ir acessando pelos links da barra lateral de cada um. Outra coisa: ninguém aqui está comercialmente ligado à organização da festa, como a RBS está. Opiniões independentes são sempre mais construtivas e fiéis aos interesses dos leitores.

    abraço

  4. Não conhecia o blog e nem adoro tanto assim a Oktober. Dando uma olhada rápida, vi que no caso citado falta é um pouco de dedicaçao das moçoilas

  5. Acredito que a RBS (em Bnu, ao menos)precise dar mais atenção ao seu conteúdo que está na web.
    Leio o Santa todos os dias. Prefiro ler pela internet, mesmo tendo duas assinaturas do jornal no trabalho. Assim não sujo as mãos e ainda leio na ordem q preferir. O Santa coloca na web basicamente uma ‘clipagem’ eletrônica do jornal impresso. Com a desvantagem que muitas vezes os links não funcionam, fotos não abrem, as legendas estão incompletas… E com freqüência páginas importantes, como a de opinião, ficam desatualizadas por vários dias.
    Também leio o Oktoblog, acho que falta linguagem de web e interatividade (que no caso deles, por ser uma faca de dois gumes), mas temos que concordar que este foi o primeiro (ou um dos primeiros passos)de uma longa caminhada, que não tem previsão de acabar…rsrsrs. As pautas tbm são bacanas.
    Trabalho com site, atualizo diariamente um de porte médio, que não oferece interatividade e é basicamente informativo. Tenho a vantagem de trabalhar com um programa web master, mas ainda assim sei como isso requer mt dedicação… Acredito que a Internet é um ótimo campo de atuação p/ os jornalistas. Queria fazer umas pós nessa área, alguém indica alguma?

    PS: eu, como uma leitora pentelha, já mandei e-mails pro Santa pedindo mais atenção com o site deles, antes que alguém me crucifique…hehehehe

    []’s

  6. Olá Fábio. Depois de um tempo “off”, tou de volta. Ia comentar esse assunto (acredito que deve ser a obrigação de blogar e fechar matéria para o impresso que dificulte, nesse caso, porque passamos pelo mesmo no A Notícia, em Joinville), mas deixa para outra hora. Mudei de blog, para o http://interatura.blogspot.com. Atualiza no blogroll aí. Já acrescentei o teu lá. Vamos manter contato. Valeu.

  7. Tu e teus amigos escritores, desenhistas e pitorescos usam o Santa para alavancar as visitas aos respectivos blogs. Isso é triste.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s