Publicado em Pessoal

Uma semana sem carne

Com toda essa discussão a respeito do vegetarianismo, tive muitas opiniões prós e contra. Para sentir na pele como funciona isso, resolvi passar uma semana sem comer carne.

Tá, uma semana é fácil, nem chega a dar efeito nenhum. Verdade. Minha preocupação agora não é parar de comer carne da noite pro dia, não é questão de saúde, nada. É simplesmente parar para pensar na importância da carne em nossas vidas, e muito mais do que isso, nesse mercado selvagem de consumo de carne que nossa sociedade criou.

Mas explicando por cima esse meu projeto maluco de uma semana, deixei de comer carne ontem.

Vou atualizar diariamente o blog essa semana, mostrando como é viver sem carne. Eu costumo comer carne nas três refeições do dia, então para mim, mesmo que seja fácil, é meio estranho.

Comecei ontem, dia 18, e vou até o dia 25, terça-feira que vem, sem comer qualquer tipo de carne.

Por enquanto está tudo beleza. Ontem almocei no Saint Peter, ali na rua Theodoro Holtrupp, e indico para todo mundo que queira parar – ou diminuir – o consumo de carne. Comi muito bem, saí de lá cheio, e nem precisei atacar os enroladinhos de bacon e a calabresa frita com cebola, dois pratos que eu adoro. Fiquei satisfeito com a ampla variedade de saladas e massas. Sem contar que ontem comi 5 tipos de batata diferentes. No mínimo divertido.

De noite, um miojo básico matou a fome sem maiores problemas, mas não dá de viver de miojo a semana inteira.

Hoje, um almoço gostoso com uma sopa 7 grãos, arroz, batata palha e muita salada. De noite, talvez um sanduba da linha light do Bareco, com tomate seco.

Mas é isso aí. Eu me desafiei e vou passar uma semana sem carne. Depois dessa semana, talvez continue, talvez não. Provavelmente não irei fazer nenhuma mudança muito brusca, mas vou reduzir bastante o tanto de carne que eu como. Um dia, quem sabe, eu zere de vez o consumo de carnes, ovos e laticínios?

vamos tentando.

O Duwe já topou o desafio, e me acompanha nessa semana sem carne. E você? Afim de tentar também?

Autor:

Fábio Ricardo é jornalista blumenauense apaixonado pelo mundo digital, por inovação e por histórias pra contar. Acha que a vida é melhor cercada de gatos, em cima de uma Harley, com uma caneta na mão e uma cerveja em cima da mesa.

11 comentários em “Uma semana sem carne

  1. Muito boa a iniciativa, cara.

    Sei que a sua experiência é breve, mas vale como uma dica para caso você resolva estender. Experimente proteína texturizada de soja. Algumas pessoas falam que é sem gosto, mas sabendo preparar fica muito saborosa. Sugiro que você compre numa lojinha na Velha, depois da polícia militar, onde vende por peso. Aliás, esse é mais um fator que pesa a favor do vegetarianismo (ou da diminuição do consumo da carne): geralmente os produtos são muito mais baratos e em conta que, por exemplo, um frango ou um bife.

    Como sei que você curte uma comida japonesa, sugiro que você experimente o sushi vegetariano de uma tia japa que vende ali na feira da PROEB. Não fica nada atás dos feitos de peixe.

    Já viu o documentário a Carne é Fraca? É meio conselho padrão para quem tá começando, mas vale a pena.

    Parabéns, de quem já ficou dois anos sem comer carne e hoje, uns sete quilos mais gordo, se sente um porco.

  2. Faz vc a experiência,e depois conta pra gente, as sensações tudo em! Não dá pra ficar sem um churrasco… é muito sacrifio, rs.

  3. Carne vermelha, ok.

    Mas não fico sem o meu peixinho grelhado de jeeeito nenhum!Hahahah!

    Olha só, proteína texturizada de soja é MUITO bom! Sempre tenho aqui em casa, tem várias maneiras de deixar o prato beeem saboroso. Experimenta!

    Boa semana =)

  4. Tá, pode parecer uma piada mas tou nessa a exatos 9 dias tb. e não pretendo voltar atras! será o ziegest?será a força memética?uia…abraço rapa e brother de experiência maluca…

    (nota: nos ultimos 9 dias ingeri carne uma vez.foi ontem.e ela caiu muito mas muito torta no meu estomago)

    abraço e boa sorte!

  5. Eu apostei comigo que eu não conseguiria ficar sem comer carne, ai to ganhando até hoje… no começo era só uma semana depois fiquei com nojo, sério acho nojento comer carne (nnca me imaginei falanndo isso.

    Mas como você mesmo disse, não precisa viver excluido só pelo fato de não comer carne “aceito os convites, mas sem precisar comer carne para isso” essa é a melhor maneira de não ser taxado como o CHATO dos amigos.

    Força ai pra você.

    Comoer carne é desnecessário, pode até ter sido nescessário quando não tinhamos conhecimentos sobre os valores nutricionais, hoje em dia só os acomodados preferem não tomar uma posição diante dessa imposição da sociedade. Não consigo ver isso de outra forma, afinal, desde que nascemos já jogam carne nas nossas comidas.
    Mas à partir de quando nós sabemos o que estamos fazendo e de que forma podemos fazer acho um tremenda besteira comer carne para seu bel-prazer.

    Além disso sou vegetariano por amor aos animais e a mim mesmo, animal que sou.

    Há tantos motivos… por favor deixe um pouco de undo para meus filhos.

    Abraço

    Gabriel Danilo de Paula

  6. uito legal, sou vegano há 5 anos, e comecei assim, fiquei 1 semana, voltei a comer carne e depois… nunca mais.

Deixe um comentário

