Publicado em Jornalismo

Cobertura da Enchente em Blumenau

Impossível falar sobre a cobertura jornalística de Santa Catarina e não fazer um post especial sobre as gratas novidades que tivemos da imprensa local durante as cheias que tomaram Blumenau e destruiram parte da cidade.

Não vou falar agora sobre o AllesBlau, pois sou um dos criadores do blog, e não seria justo utilizá-lo como comparativo ao trabalho realizado pela imprensa formal. Vou citar apenas por cima a participação da mídia como um todo, então. O AllesBlau vira tema outra hora.

Logo no início das primeiras enxurradas, todo mundo queria correr atrás de informações. A Rádio Nereu Ramos é a que estava se tocando melhor. O resto não abria a boca sobre o assunto. Infelizmente a rádio acabou saindo ar. Daí a Atlântida deu a primeira cartada boa dela em muito tempo. Os jornalistas do Santa começaram a entrar com flashes ao vivo do que estava acontecendo na cidade. Muito bom, desceram de um pedestal imaginário e correram pras notícias “aqui-e-agora”.

O blog do Santa: “Tragédia no Vale do Itajaí” não conseguiu cumprir a missão tão bem quanto o AllesBlau, na minha opinião. E assim como o Ponto Final Online (da Folha de Blumenau) tiveram suas funções, mas não chegou lá.

O que me impressionou mesmo foi a Rede da Solidariedade.

TVL, Furb TV, Furb FM e TV Galega se uniram e deram um show de jornalismo. Tinham as informações mais quentes, não saíram do ar em quase nenhum momento e tiveram que resistir a muitas horas sem dormir, com o programa no ar constantemente informando a pupulação.

Minhas palmas (e agradecimentos também, como cidadão blumenauense que sou :P) então vão para a Rádio Atlântida no início da cobertura, e depois às Rádios Clube e Nereu Ramos e – principalmente – à Rede da Solidariedade.

Anúncios

Autor:

Fábio Ricardo é jornalista blumenauense apaixonado pelo mundo digital, por inovação e por histórias pra contar. Acha que a vida é melhor cercada de gatos, em cima de uma Harley, com uma caneta na mão e uma cerveja em cima da mesa.

Um comentário em “Cobertura da Enchente em Blumenau

  1. A Rede da Solidariedade, em TV e rádio, e o Alles Blau, na internet, deram um show na cobertura em Blumenau. De longe os melhores, com trabalhos heróicos dos comunicadores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s