Publicado em Jornalismo

Cultura é secundária

Depois das cheias em Santa Catarina, a Folha de Blumenau e o Jornal de Santa Catarina fizeram edições especiais, 100% com informações sobre a catástrofe.

Até aí, tudo ótimo.

O Jornal de Santa Catarina trouxe os outros cadernos ao normal, seguindo com o bom trabalho (por sinal com a Viver! desse final de semana trazendo um editorial de moda animal com a Wii bombando), mas a Folha fez uma mudança que me chamou a atenção.

Agora o Folhetim, caderno cultural do veículo, será publicado apenas uma vez por semana, aos sábados. Outra mudança no caderno é a diminuição brusca do espaço destinado a reportagens, com o colunista Gustavo Siqueira ganhando as duas páginas centrais para sua coluna social.

O Folhetim agora passa a ter apenas dois espaços de matérias, sendo a capa e uma matéria na contracapa, que ocupa pouco mais de mil caracteres.

Quem sai perdendo é a cultura blumenauense, que assume papel secundário no periódico.

Anúncios

Autor:

Fábio Ricardo é jornalista blumenauense apaixonado pelo mundo digital, por inovação e por histórias pra contar. Acha que a vida é melhor cercada de gatos, em cima de uma Harley, com uma caneta na mão e uma cerveja em cima da mesa.

8 comentários em “Cultura é secundária

  1. É preferível ter 2 páginas pro Gustavo Siqueira do que sinopse e reportagem besta de novela da Globo ou “Mutantes não sei do que lá” da Record…Se é pra se diferenciar como jornal de Blumenau.

    Mas, é claro que tirar da quarta-feira foi ridículo, como se tivesse cultura só aos finais de semana em Blumenau. Quem é do meio sabe que, procurando, todo dia tem evento. E aí perde o jornal em perder esse link com a comunidade.

  2. Estou voltando à rede depois de quase um mês e vejo esta informação lamentável. Sinto muito, mas a cultura não vai cair no mesmo patamar. 2008 foi produtivo, e agora tem muita gente na cidade com vontade de produzir mais. Pior pra Folha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s