Publicado em Jornalismo

Novidades no jornalismo blumenauense

A mídia de Blumenau passa por um bom momento. Tudo começou com o ótimo e renovador Santa Online. Um bom sopro de criatividade, oportunidade, profissionalismo e atenção à realidade do jornalismo em todo o mundo. Por sinal, a melhor notícia com que o grupo nos presenteou neste ano de 2009. Tão bom o resultado apresentado (principalmente com os novos blogs) que não sei se parabenizo ou se agradeço.

Muitos são os bons blogs oferecidos pelos jornalistas do Santa. Em meus gostos pessoais, recomendo Cristiano Santos; o Setlist, da Carol Passos; o Fotografia, de toda a equipe fotográfica do jornal; e o Sessão Extra, da cult-das-cults Jô Laps. Isso na área cultural, é claro. Ainda temos outros grandes que não podem ficar de fora, como o Blog do Pancho, o do Fabrício Cardoso e o do Valther Ostermann. Mônica Torres apresenta crônicas boas de ler, mas ainda a acho melhor nas páginas do impresso. Sei lá, parece que o estilo mudou um pouco.

Seguindo os passos

Depois do Santa realmente se dedicar um pouco mais ao mundo virtual, também tivemos outra boa notícia para o jornalismo de nossa cidade. A Folha de Blumenau, que até então era bissemanal, agora é trissemanal. Todas as terças, quintas e sábados, você pode receber as notícias deste que se torna um jornal cada vez mais capaz de se sustentar e informar.

Com a Folha de Blumenau mais presente no nosso dia-a-dia, estamos próximos de ter dois jornais diários em nossa cidade, o que é quase uma obrigação para uma cidade com a importância de Blumenau. Com 16 títulos, a Mundi Editora mantém-se com a força que busca no cenário, mas não pode exagerar nos delírios de grandeza. Achei ótima a notícia de que veiculariam um dia a mais por semana, mas a publicidade deste fato chamou a atenção negativamente apenas por uma frase:

“Com este novo passo a Folha, um dos 16 títulos da Mundi Editora, está se consolidando como único jornal que dá prioridade a Blumenau e se atreve a mexer com a opinião pública, elogiando quando justo, mas criticando quando necessário”.

Calma lá, pessoal. ÚNICO jornal que dá prioridade a Blumenau? Acho que não, hein? Temos diversos pequenos jornais na cidade que fazem isso, além do que é impossível dizer que o próprio Jornal de Santa Catarina, maior jornal da cidade, não dá prioridade a Blumenau. Ele fala de todo o Vale do Itajaí, está certo. Mas é clara a prioridade que ele dá a Blumenau.

Novidade

Mas agora temos mais uma boa novidade no jornalismo blumenauense. Quando todos pensavam que a época já estava boa demais, ela prova que pode melhorar. O primeiro veículo local de jornalismo de opinião propriamente dito, entra no ar dia 20, segunda-feira.

Análise em Foco é um veículo virtual que vai tratar dos assuntos da cidade de uma forma pouco comum: ao invés de noticiar, ele vai opinar a respeito dos fatos. Buscar analisar as informações que chegam a nós todos os dias, se inteirar do que acontece em Blumenau, ouvir opiniões das mais diversas, entrevistar especialistas e pessoas comuns, dialogar e tentar alcançar conclusões. Levantar questionamentos e apresentar aprendizados.

Velhos conhecidos

A equipe é formada por jornalistas já conhecidos da cidade e colaboradores que manjam do assunto. A análise dos fatos mais importantes da cidade ficam a cargo de Rodrigo Pereira (ex-Santa, ex-Folha, ex-A Noticía, ex-Governo do Estado e com passagens por Folha de SP e O Globo, entre outros), e diversos convidados de peso da cena política e econômica local. As análises cotidianas ficam a cargo de Fabrício Wolff (ex-TV Planalto, ex-RBS TV, ex-O Estado, Ex-Santa, Ex-Folha, atual TVL e que já atuou em diversas rádios, assessorias e televisões, nestes 29 anos de jornalismo), gabaritado e conhecido no ramo. O esporte fica a cargo de Paulo César, o popular PC (ex-TV Galega, ex-Rádio Clube, ex-BEC, ex-Folha e atual Rádio Nereu Ramos), craque em falar sobre a bola. Não vamos entrar em detalhes sobre o jogar, hehe. As notícias mais urgentes chegam de Alexandre Pereira (Ric Record e Rádio Nereu Ramos),  e as imagens ficam a cargo de Daniel Zimmerman (ex-Folha, ex-Furb e ex-Governo do Estado).

Eu sou o responsável pela área que mais gosto: a cultura. O Panorama Cultural é dividido em três seções: Cultura Local, Cultura Geral e Agenda. Como o próprio nome já fala, o mais específico de todos é o Cultura Local, que vai falar de tudo que acontece em nossa região. No Cultura Geral, não há limites, as análises viajam o mundo inteiro sem preconceitos de tema ou localização. Na Agenda, as opções mais interessantes para quem não quer sair sempre nos mesmos lugares, pegar as mesmas baladas e ver as mesmas pessoas.

Ainda contaremos com seções de Moda, Veículos, Informática, Filhos e outros cliques que valem à pena. O site está ficado uma belezura e vai melhorar ainda mais com o tempo. Como sempre, os primeiros dias são para adaptações e para arrumar a casa.

Aguarde. Dia 20 de julho de 2009, às 15h, o jornalismo blumenauense vai mudar.

E mudar para melhor.

Anúncios

Autor:

Fábio Ricardo é jornalista blumenauense apaixonado pelo mundo digital, por inovação e por histórias pra contar. Acha que a vida é melhor cercada de gatos, em cima de uma Harley, com uma caneta na mão e uma cerveja em cima da mesa.

3 comentários em “Novidades no jornalismo blumenauense

  1. O problema da mídia local não está na quantidade do que é ofertado. Leio sempre o JSC on line, é importante os caras se moverem rumo aos novos horizontes do jornalismo. Porém, a maioria das colunas no JSC estão se parecendo com Blogues d Coluna Social ou Fofocas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s