Publicado em Crônicas, Geral

A morte só é ruim para quem fica.

Você já pensou em morrer? Não estou falando aqui de suicídio, nada disso. Mas você vai morrer, você sabe disso, não? Você vai morrer, da mesma forma como todos iremos morrer. Nosso tempo aqui é curto e não podemos fugir disso. A morte é uma certeza. Simples assim.

Não se assuste, isso aqui não é praga rogada, muito menos ameaça de morte. É apenas a constatação de uma certeza mútua. Tanto eu quanto você já sabemos que vamos morrer. Então porque ter tanto medo de falar sobre a morte? Porque ela sempre é tratada como um tabu?

Eu gosto de pensar na morte como uma coisa natural. Nem como uma coisa ruim, algo a ser temido, tampouco como algo bom, a ser festejado. Acredito que a morte seja o fim, o ponto final. Mas esta é uma crença minha, e convenhamos que crenças sempre devem ser respeitadas, pois cada um tem a sua.

Mas vamos lá, partindo da ideia básica de que você vai morrer, não há porque evitar falar no assunto, qualquer que seja sua crença. Se você acredita que vai para um lugar melhor, tudo bem. Porque temeria a morte então? Se você acha que é o fim de tudo, ok. Não há como fugir dela mesmo, não é? Aproveitemos o possível antes de sua chegada. Se você acredita na reencarnação, então você tem pouco tempo para utilizar o corpo em que se encontra hoje. Aproveite enquanto é tempo, depois você voltará a este mundo num novo formato, aberto a um novo tipo de experiências. Tanto faz. A única coisa em comum é justamente a certeza da morte.

Você já parou para pensar o que vai acontecer quando você morrer? Não digo sua vida pós morte, mas digo com o mundo onde você se encontra hoje. Você quer ser enterrado, quer que chorem no seu funeral, quer uma salva de tiros ou uma festa animada? Quer ser cremado, ter suas cinzas espalhadas do alto de um edifício, lançadas ao mar, o que você quer?

Preocupações com o que fazer com o seu corpo depois de você morrer podem parecer questões bastante sérias. Mas eu afirmo: é tudo bobagem. Isso mesmo: bobagem.

Quem deveria decidir o que fazer com seu corpo depois que você morrer são seus familiares, não você. Convenhamos: pra você já não vai mais fazer a mínima diferença mesmo. Meu lema de vida (ou seria de morte?) é: “A morte só é ruim para quem fica”.

Exatamente isso que você acabou de ler. A morte só é ruim para quem fica. A morte não é ruim para quem morre. Você morreu, acabou, thats it, você não vai sentir mais nada. Não vai se arrepender do passado, não vai sentir saudades, não vai sentir dor. Depois de morto você não sente nada. Isso na pior das hipóteses. Na melhor delas, você vai para um lugar lindo com seus amigos e familiares já mortos, cantando e dançando em nuvens de algodão.

Então pra que se preocupar? A morte é ruim pra quem continua vivo. Para seus familiares e amigos, que vão sentir a sua falta. Não para você. Então não se preocupe tanto com o que fazer depois que você morrer. Se preocupe em aproveitar o quem vem antes disso. Se preocupe com o que fazer ANTES de você morrer. Vamos falar sobre isso no próximo post.

E você? Tem medo da morte?

Autor:

Fábio Ricardo é jornalista blumenauense apaixonado pelo mundo digital, por inovação e por histórias pra contar. Acha que a vida é melhor cercada de gatos, em cima de uma Harley, com uma caneta na mão e uma cerveja em cima da mesa.

14 comentários em “A morte só é ruim para quem fica.

  1. Medo da morte? nem um pouco, por mim ela poderia chegar e bater aqui na minha porta, eu até tomaria chá com ela. E por mim ela poderia chegar e me levar agora se possível, eu iria liiinda.
    :P

  2. Medo zero. E concordo que so eh ruim pra quem fica.
    Porem, ainda acho que quem decide o que vai ser de mim depois q eu morrer sou eu. Principalmente no q diz respeito a doacao de orgaos.

  3. Temos muito o que conversar sobre esse tema. Ontem mesmo estava numa palestra sobre luto e morte.
    Afinal arranjei alguém com quem trocar ideias, alguém que não vai me chamar de morbida!
    :)

  4. Perfeito.

    Vi num documentário (que te repasso, se quiser): “O ser humano não sabe lidar com a dúvida sobre o seu destino depois da morte, e por isso fica procurando consolos em teorias absurdas. Acreditar em Deus, por exemplo”…

  5. Apenas para esclarecer. Meu manifesto é contra a prostituição do mercado. Jamais contra a comunicação integrada.

  6. Deixando credos do lado de fora, o PROBLEMA em se discutir a questao MORTE, pra mim, é a forte vocacao do ser humano em se “PRÉ OCUPAR EM FICAR PENSANDO NA POS MORTE”, ou seja:
    para onde vou, o que vai acontecer comigo, vou pro ceu ou pro inferno, etc.

    Eu penso sim na morte, as vezes ate com uma ponta de PRE OCUPACAO, mas prefiro lidar com ela fazendo da minha vida mais facil, divertida, leve, com muitas razoes e conquistas a cada dia.

    VALORIZO MINHA VIDA!

  7. Morrer….
    Grande coisa, um dia ela chega, você vai e num faz nada.
    Fica esperando o nada, no meio do nada, sentindo do nada. Sua vida agora é um NADA, ela não existe.

    Eis a questão simples:
    COMO É NÃO EXISTIR MAIS?

  8. Simplesmente amei o Post, realmente a morte é ruim pra quem fica para quem morre só resta o descanso e a tranquilidade, parra mim a morte é a coisa mais bela que existe we where born to die u.u

  9. uma galera pouco espiritualizada por aqui neh? vai ver um povinho que nunca leu que seja a biblia, que seja o livro dos espiritos…qualquer coisa, pessoas céticas, porque ser cético é beeeeemmmm mais fácil.

  10. Acredito que seja exatamente o contrário, Alexandra.
    É muito mais fácil ser crente em algo do que ser cético. Sendo crente, você tem a crença de que tudo vai melhorar, não importa o que aconteça no final vai dar certo e você será recompensado pela sua bondade.
    Sendo cético não, tudo é em vão e ninguém vai te ajudar. Não vai dar nada certo se você mesmo não fizer com que dê certo.

    Ser cético é muito mais difícil e doloroso.

Deixe um comentário

