Publicado em fabrito recomenda, Gastrossexual, Pessoal

Para dar água na boca

Sempre fui um amante da boa mesa. Um dos meus maiores prazeres nessa vida é poder me deliciar com novos pratos e novas bebidas. Um vinho na frente da lareira, ou com os amigos. Um café cheio de novidades no final da tarde. Um sashimi de salmão para encerrar bem a semana. Um hackepeter para fortalecer o paladar. Uma cervejinha acompanhada de risadas. Um camarão ao bafo pra deixar as mãos bem melecadas. Tudo é desculpa para combinar um encontro com uma boa comida e uma boa bebida.

Certa vez descobri que isso tem nome: GASTROSSEXUAL. Assim como existe o metrossexual, criaram esta definição para quem , como eu, não troca por nada os prazeres da boa mesa.

Essa semana tive duas ótimas surpresas no ramo gastronômico. Na quarta e na quinta-feira, meu paladar enlouqueceu com tantos sabores indescritíveis.

Quarta-feira fui conhecer o mais novo restaurante de Blumenau. Um lugar simples, pequeno e sem muita divulgação. Mesmo assim, posso afirmar que desbancou o Nakirimoto e acabou de se tornar meu restaurante preferido na cidade. Claro, só fui um vez lá, ele ainda passará por novos testes.

É muito peixe!
É muito peixe!

O restaurante chama-se Rancho da Dinha e fica na Vila Nova, nos fundos da agência de publicidade Visual Bureau. O dono, Jerry, é proprietário da Visual Bureau e sempre trabalhou com publicidade, mas mantinha o sonho de um dia se tornar um cozinheiro. Pois esse dia chegou e posso dizer que mais que um cozinheiro, tornou-se um grande cheff.

Estive lá para provar a deliciosa Paella do Jerry. Sem explicações. Os maiores camarões que comi na vida, siris inteiros dentro do prato, lula, marisco, polvo, salmão, tinha de tudo um pouco. Sem contar que é um dos poucos restaurantes da cidade que servem vinho verde. O meu preferido é o Casal Mendes, e matei duas garrafas acompanhando o jantar. Delicioso MESMO. Deixo aqui a sugestão para todos, conheçam e saboreiem as delícias do Rancho da Dinha (e me convidem!).

Na quinta feira, participei de um curso daqueles inesquecíveis. Eu, que estou acostumado a dar cursos e palestras, quando vou como aluno, observo cada detalhe. Pois o curso Degustação de Vinhos, oferecido pelo Supermercado Central e Rede Top, na Itoupava Central, me surpreendeu.

O palestrante e sommelier Marcelo mostrou domínio do assunto (ele já foi sommelier da Fasano, restaurante chique de São Paulo), mas o que mais agradou foi a Rede Top que não controlou gastos: deu uma experiência fantástica a todos os participantes. vinho a rodo para todo mundo, queijos e salames dos mais diversos para acompanhar.

Na ocasião aprendi desde a história do vinho, até como descobrir safras e tipos apenas com a observação e ainda como servir bem. Eu, que já era fanático por vinho, fiquei mais ainda.

Então meus sinceros parabéns e minhas recomendações. Rancho da Dinha e seu delicioso prato (sem contar no ótimo papo com toda a família do Jerry depois de comer), e a Rede Top que comemora seus 25 anos com uma palestra que encheu os olhos e a boca.


Fiquem de olho: dia 16 de setembro tem Festival de Camarão no Rancho da Dinha. E em outubro tem curso de Champagne no Supermercado Central.

Autor:

Fábio Ricardo é jornalista blumenauense apaixonado pelo mundo digital, por inovação e por histórias pra contar. Acha que a vida é melhor cercada de gatos, em cima de uma Harley, com uma caneta na mão e uma cerveja em cima da mesa.

7 comentários em “Para dar água na boca

  1. Dormir bem e acordar motivado é o resultado de realizar sonhos, construir um futuro e fazer amigos a cada dia.

    MUIIITO OBRIGADO pela recomendação. Nossa responsabilidade cresce a cada dia. Ficamos (todos do rancho) felizes por percebermos que nossa ideia (simplicidade, bom prato, ambiente caseiro) tem agradado.

    Ps: ta vendo? to lendo teus artigos!

  2. Legal a dica do restaurante. Agora, 2 garrafas!! Puxa, você bebe heim Fábio??? huahauhaua.
    GASTROSSEXUAL! hummm vai ter muita gente se dizendo gastrossexual e aí irão criar leis “anti-gastrofobia… Sei não… Te recomendo que escreva um conto sobre a GASTROFOBIA.

Deixe um comentário

