Publicado em Geral, Jornalismo

Enchente em Blumenau?

Blumenau começa a se lembrar dos dias tristes vividos em Novembro do ano passado. A chuva não dá trégua e o medo já volta a tomar a cidade, e toda a região do Vale do Itajaí. O medo é pelo motivo óbvio: risco de enchente.

De acordo com o Boletim Oficial de Defesa Civil, às 12h o nível do rio Itajaí Açu em Blumenau era de 5,86 metros, com previsão de chegar a 7m às 15h, e possibilidade de alcançar os 9m ainda nesta noite se a chuva não der trégua.

Em Vidal Ramos, a enchente já tomou as ruas e impediu acessos a boa parte da cidade. Em Ilhota, a Defesa Civil está utilizando um caminhão anfíbio do Beto Carrero, de acordo com as informações do Jornal de Santa Catarina. Blumenau segue em estado de atenção, enquanto Brusque já divulga estado de emergência, de acordo com a Furb.

Três bairros de Gaspar já estão sem acesso. São eles: Arraial, Belchior Baixo e Nova Biguaçu. As manobras no porto de Itajaí foram suspensas devido às correntezas. Um estádio de esportes desabou em Araranguá, no Sul de SC. Rio do Sul já está retirando famílias de áreas de risco. E os jornais da RBS não falam de outro assunto senão as chuvas.

A rua 1º de janeiro, em Blumenau, é sempre uma das primeiras a ser alagada. Ela já está embaixo d’água neste momento. O bom blog Chuva em SC, do grupo RBS, está realizando um trabalho formidável de seguir com o que foi realizado com o saudoso AllesBlau no ano passado. Bastão passado com louvor. O AllesBlau, por sinal, ainda não avançou nestas chuvas recentes. Não há como fazer frente ao novo noticiário online do Santa (inexistente ano passado) com uma equipe sem remuneração ou tempo livre. Mas ótimo, fizemos a nossa parte e agora deixamos o trabalho com quem entende do assunto.

Vale lembrar a todos para redobrarem a atenção, os riscos são iminentes. Ainda assim, não há motivo para pânico. Pânico não resolve nada. O que precisamos é pensar em como evitar maiores danos.

Anúncios

Autor:

Fábio Ricardo é jornalista blumenauense apaixonado pelo mundo digital, por inovação e por histórias pra contar. Acha que a vida é melhor cercada de gatos, em cima de uma Harley, com uma caneta na mão e uma cerveja em cima da mesa.

2 comentários em “Enchente em Blumenau?

  1. Assim como tantas notícias que se repetem, ano após ano, a principal questão que se deve levantar é: que lição se aprende de cada catástrofe como essa? Em um ano, em mil anos, em quantos anos, aprenderemos a respeitar a Natureza e a admitir que somos pequenos e que cometemos falhas?

    A expectativa é a de que esta notícia se torne recorrente, não apenas a cada ano, mas a cada chuva, vamos pensar um pouco mais sobre nossa mísera estatura, diante do Universo e deixar de tentar impor nossa opinião e vontade sobre tudo e todos.

    Bom texto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s