Publicado em Comunicação, Geral

Ideias estúpidas? Ideias milionárias!

Hoje eu estava navegando por milhares de sites quando encontrei algo que realmente me chamou a atenção. Uma lista de 10 sites que trazem ideias tolas, bobas, esdrúxulas… mas milionárias. São aquelas ideias bobas que parecem não fazer o mínimo sentido, você acha que nunca pagariam sequer um centavo para comprar um produto tão tolo.

Pois então, na maioria das vezes, pagam sim. E não apenas um centavo, mas muitos milhares (e até milhões) de dólares. O fato é que se você tiver uma ideia que nunca ninguém teve antes, isso vai chamar a atenção das pessoas. E as pessoas vão querer participar. E você, quem diria, pode ficar rico, apenas pensando diferente das outras pessoas.

Este é um assunto que me atrai muito, até porque eu não suporto que todo mundo pense sempre igual, o tempo todo. Pensar diferente faz bem pra alma, faz bem pra humanidade e faz bem pro bolso. Pode até demorar um pouco para sua ideia boba se reverter em dinheiro, mas isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde.

Gosto muito de pensar que eu consigo chegar nesse ponto, de pensar diferente das outras pessoas. Como vocês sabem bem, eu não estou nem perto de ficar milionário, mas já tive algumas ideias que deram certo. Todas elas foram ideias extremamente simples, mas que me orgulho de ter me envolvido com isso.

O Allesblau é um bom exemplo. Conversando com a Juliana Silva, publicitária e irmã de uma grande amiga minha, sobre as chuvas que castigavam Blumenau em novembro de 2008, nós dois percebemos que ninguém estava dando muita atenção para o que estava acontecendo. A mídia local simplesmente não noticiava a real situação. Por isso, numa conversa via twitter e MSN, decidimos reunir todas as informações que a gente pudesse conseguir num mesmo lugar. Assim surgiu o AllesBlau, que eu nem preciso falar muito sobre ele. Basta dizer que o site chamou a atenção de gente grande como The New York Times, CNN, CBS, LePettit Journal, além do nacionais Folha de SP, Estadão, Uol e Terra.

Apesar de não ter rendido dividendos, o site foi um sucesso, baseado numa ideia extremamente simples. Reunimos o que todo mundo falava num só lugar, e ganhamos posição de destaque na mídia. Por mais que possam negar, hoje o Santa faz exatamente o que fizemos na época, com olhos atento sobre o Twitter para tirar de lá suas pautas. Até então, isso não acontecia.

Outras ideias deram certo, em menor escala. Hoje, tenho alguns projetos que trabalham em cima de novas ideias. E alguns deles já estão dando certo. Como por exemplo o Guia do Gastrossexual Blumenauense, que é uma ideia simples e boba: “vamos escrever sobre os locais onde a gente janta e reunir tudo num mesmo lugar, já que conhecemos tantos lugares bons na região”.  Está dando  certo, está crescendo e está trazendo dinheiro, o que sempre é bom.

Mas é sobre isso que eu queria falar: sobre ter ideias. Quanto mais simples a sua ideia, melhor. Ideias complexas não atraem o público. Tem que ser ideias que despertem aquela pergunta: “por que eu não pensei nisso antes?”. Estas são as que dão mais certo. E em pouco tempo, estarão te copiando, e conseguirão até desenvolver seu trabalho melhor que você. Mas eles serão a cópia. A mente original será a sua. E em breve, você surgirá com uma ideia nova.

Inove, fuja do comum! Mude o mundo. É fácil.

Para conhecer as 10 ideias mais estúpidas que viraram projetos milionários, é só entrar neste site aqui.

Autor:

Fábio Ricardo é jornalista blumenauense apaixonado pelo mundo digital, por inovação e por histórias pra contar. Acha que a vida é melhor cercada de gatos, em cima de uma Harley, com uma caneta na mão e uma cerveja em cima da mesa.

5 comentários em “Ideias estúpidas? Ideias milionárias!

  1. Olá Ricardo, fiquei feliz por ter acessado meu site e ter baseado seu texto nas idéias elencadas lá, e quanto a ideía do Alleusblau gostaria de conhecer.

    Marilucia

    Blogando Noticias

  2. Oi Ricardo, gostei muito do que li. Sou angolano e Angola é neste momento uma terra de oportunidades e realmente quero muito crescer aqui e já percebi que és alguém bastante inovador e visionário por isso eu gostaria muito de me comunicar contigo. Sendo que gilbrals@gmail.com é o meu e-mail e eu chamo-me Bráulio João. Abraços!

Deixe um comentário

