Publicado em Corrida

Blumenau 10k – Pós prova

10km de corrida
O trajeto realizado nos 5km e nos 10km da Blumenau10k.

Nesse domingo competi na prova Blumenau10k, correndo 10km no centro de Blumenau. Já fazia mais de um ano que eu não competia, e pelo menos uns 3 ou 4 anos que não competia numa distância tão grande quanto 10km.

A prova foi gostosa e divertida, logo me uni a outros três corredores. Um deles é o Marcus, membro da Equipe Forrest (com a saída do Floriano sobramos apenas nós dois mesmo na equipe), e os outros dois eram amigos dele, que fizeram junto com a gente o trajeto. O fato engraçado é que o Marcus se inscreveu para correr 5km, enquanto o restante se inscreveu para 10km. Ele, incentivado por nós, mudou de ideia no meio da prova e correu os 10km. Não preciso nem dizer que ele vai bater o recorde de pior tempo, sendo que vai estar registrado como 5km, né?

Seguimos correndo juntos em ritmo leve, entre 8 e 9 km/h, todo o trajeto: rua 7, rua das palmeiras, rua XV, martin Luther, Antônio da Veiga… quando chegamos na Almirante Tamandaré, atrás da Praça do Estudante, eu e mais um dos corredores (infelizmente não lembro o nome) esticamos um pouco a passada, aumentando a velocidade para uns 12 km/h.

Ele diminuiu o ritmo em frente ao Parque Ramiro para esperar os outros dois companheiros, e eu mantive a passada mais forte pois fazia muito tempo que eu não corria e eu queria ver se o corpo ainda aguentava competir 10km em menos de uma hora.

O problema é que eu resolvi dar o “Sprint” final quando faltavam 3 km para o fim da prova. 3km pode ser pouco comparando com 10km, mas para quem está acostumado a correr provas de 5km, é mais da metade do percurso. Outro erro: o meu gás final foi feito justamente na subida da Rua 7 de setembro. Andando de carro, pouca gente percebe que a Rua 7 é uma subida. Mas se você está correndo, ela é o suficiente para tirar toda a força que restava nos seus músculos.

Resultado:

Meus últimos passos antes da linha de chegada.

Corrida boa, super tranquila e divertida (não paramos de contar piadas e fazer brincadeiras durante todo o trajeto), com direito a uma acelerada nos três quilômetros finais. O relógio da prova marcava 1h04min quando eu cheguei. Ainda não sei se a prova descontou o tempo perdido entre a “turma do fundão” e a largada em si. (CORREÇÃO: O relógio marcava 1h01min57seg e o tempo de 1h04 foi enviado por sms, mas a organização da prova já avisou que estava errado).

De qualquer forma, foi uma boa prova, mesmo eu não tendo conseguido cravar abaixo de 1h, que era o meu objetivo principal. Em compensação troquei o tempo que queria, por uma prova divertidíssima e cheia de brincadeiras. Valeu a pena!

Próximos passos

Agora que voltei pras pistas, o negócio é não parar. Já nessa semana, dia 25, tem a prova de 5km do Bela Vista. É uma prova interna, dentro da pista do clube. Não gosto muito de correr em pistas internas, é muito chato ficar dando um monte de voltas num local determinado. Mas é uma boa para manter o ritmo e ver como me saio numa prova mais rápida como 5km. Nos meus tempos áureos, já cheguei a cravar 20min20seg numa competição de 5km em Itajaí. Um tempo excelente para mim. Mas um tempo de 25 minutos já seria um resultado fantástico. Vamos ver como eu me saio. Meu objetivo é cravar abaixo de meia hora. (Se continuar essa chuva toda, porém, não vou correr lá. Já corri no Bela Vista com chuva e é uma lamaceira danada).

Depois, no dia 11 de setembro, tem a Meia Maratona de Blumenau. Vou correr os 7.3km da prova com a qual eu estou mais familiarizado. Já competi 3 vezes nessa prova, de 4 que foram realizadas até hoje.

Em outubro são duas opções de prova: no começo de mês Florianópolis sedia a Maratona de Santa Catarina, com 10km de extensão, e dia 30 de outubro é a vez da Meia Maratona de Pomerode, com opção para 6km (que também já competi 2x).

É isso aí, o negócio é manter as pernas em movimento.

Autor:

Fábio Ricardo é jornalista blumenauense apaixonado pelo mundo digital, por inovação e por histórias pra contar. Acha que a vida é melhor cercada de gatos, em cima de uma Harley, com uma caneta na mão e uma cerveja em cima da mesa.

2 comentários em “Blumenau 10k – Pós prova

  1. Que espécie de pessoa insana, não treina pra corrida, se inscreve para 5Km e depois acaba correndo 10km???
    Go Forrest Go!
    Correndo e contando histórias ao espírito da equipe!

Deixe um comentário

