Área Azul é a solução? – no Portal Controversas

Publiquei ontem no Portal Controversas um texto falando sobre a recente ampliação da Área Azul para a região do bairro Victor Konder. Você pode ler o texto na íntegra aqui: http://controversas.com/cotidiano/area-azul-e-a-melhor-solucao/

No texto falo sobre a necessidade de invadir uma zona residencial para resolver um problema comercial. E atento para o fato de a prefeitura estar jogando pesado para desestimular o blumenauense a usar seu carro no dia-a-dia para o trabalho.

Isso somado ao fato de que os carros estão extremamente baratos (hoje qualquer um pode comprar um carro, sério), um sistema de transporte coletivo risível e caro, e a falta de ciclovias e de segurança para pedalar/andar de skate/andar de patins, leva o blumenauense diretamente para trás do volante.

Isso causa trânsito pesado, congestionamento, a necessidade de mais sinaleiras e por aí vai. Com a colocação de Área Azul no centro, as pessoas não podem ir de carro para o trabalho, deixando ele lá parado o dia inteiro, e por isso buscam bairros residenciais para deixar o seu carro e ir caminhando até o Centro. Por isso, agora a prefeitura se viu na posição de colocar a Área Azul também no bairro Victor Konder, e impedir isso.

Hoje o jornalista Evandro de Assis (ou Muleta, como queiram), editor e colunista do Jornal de Santa Catarina publicou um texto sobre o mesmo assunto, onde fala:

Os carros não são bem-vindos no Centro de Blumenau. Há uma série de fatos aparentemente isolados em andamento que sinalizam a vontade municipal de dificultar o uso do transporte motorizado individual na região central. Não se trata apenas de privilegiar ônibus e pedestres, mas de desestimular o uso do carro.

Para ler o texto completo dele, basta visitar o site do jornal.

 

E aí, qual a melhor forma de resolver os problemas viários de Blumenau?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s